quinta-feira, 31 de maio de 2012

O computador vai substituir o professor?


Analise do texto:  “O computador vai substituir o professor?” De Andréia Cecilia Ramal.





“A futurologia dos anos 60 gostava de afirmar categoricamente que o mundo da escrita  daria lugar ao mundo da imagem”


Pcn de Língua Portuguesa


Segundo o Ministro da Educação Aloísio Mercadante, nós professores somos intrusos em uma era onde os nativos já nasceram digitais. Em uma análise entre o trecho do pcn,  a fala do Ministro da Educação em comparativo com a temática do texto de Andréia Cecília Ramal  fica evidente que se torna cada  vez mais necessário que o processo do ensino aprendizagem  seja real e adaptado a clientela em que permeia.


O computador será um grande aliado da aprendizagem ajudando a contextualizar a grande rapidez e fluxo de informações que o nosso aluno absorve, através de cores, imagens, sons e toda interatividade possível para que uma aula seja mais dinâmica e motivadora.


O computador substituirá sim o professor! Não no seu sentido literal, dará cor e imagem e corpo a toda aula expositiva onde o imaginário do nosso aluno limita-se apenas pelo pensar. O professor devidamente capacitado e preparado terá ao seu dispor alunos protagonista também dos saberes digitais que juntamente mediados e norteados por esse professor serão capazes de ensinar aprendendo, expondo, organizando e descobrindo todas possibilidades de uma era que se abre, em casa, na rua e principalmente na escola.

2 comentários:

  1. Gostamos da análise do texto.Quando compara o professor conteudista com o professor mediador que é capaz de nortear as informações e organizar reflexões sobre o conhecimento pesquisado na multimidia.
    Um abraço.

    ResponderExcluir